poder-de-cura-do-limao-e-seus-beneficiosSaúde

O Poder de Cura do Limão e Seus Benefícios

(Opinião médica – 13 Médicos e Nutricionistas comentam a importância do Limão para a Saúde) Organizadora: Jeanne Margareth, Editora Escala Ltda., 2011.

Na capa ilustrada temos: As Variedades do Limão e suas Utilidades Medicinais. A Terapia do Limão: Contra Obesidade; Para Regular a Pressão; Para Desintoxicar o Organismo; Para curar Doenças do Trato Digestivo. Aprenda a Cultivar Limão em casa. 42 Receitas Terapêuticas: Chás, Sucos e Infusões que colocam mais saúde na sua vida.

Apresentação 

Na medicina popular, alguns produtos naturais adquiriram uma extraordinária boa fama, graças aos benefícios que proporcionam. O limão é, sem dúvida, um dos mais bem conceituados pela multiplicidade de seus usos.

Nesta edição de Limão – Sua Porção Diária de Saúde, entrevistamos uma série de especialistas da área médica acerca do limão e suas aplicações, que dirimem dúvidas e confirmam (ou negam) certas crenças populares a seu respeito.

Sob a vista da ciência médica, como podemos ler nessas entrevistas, o limão é considerado realmente “milagroso” por ajudar a combater um grande numero de males; além de seu uso medicinal, a fruta tem outras aplicações, no uso doméstico – como desinfetante, inseticida etc., – e na culinária.

Juntamos às utilidades práticas do limão, algumas informações sobre como cultivar o limoeiro, que pode ser plantado em jardim, por ser uma árvore de proporções pequenas, bastante resistente às pragas e não exigir cuidados especiais.

Completamos “Limão – Sua Porção de Saúde” com uma série de receitas terapêuticas (chás e suas aplicações medicinais, produtos cosméticos e receitas culinárias (refrescos, sucos) à base de limão. Os Editores.

Dra. Conceição Trucom (Química cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida).

Entrevista:

01- Quando sentiu a necessidade de mudar seus hábitos alimentares e como o limão chegou em sua vida?

R: Desde muito criança, me envolvi com um estilo de vida mais natural e o limão chegou naturalmente, sempre gostei de frutas de sabor ácido. Hoje, reconheço que foi uma opção instintiva.

02- O que a levou a escrever o livro sobre O Poder de Cura do Limão?

R: Foi uma demanda do portal Terra – em 2002 – de textos sobre frutas. Daí, escrevi a parte 1 de um texto sobre limão que foi campeão de visitas. Daí, vieram as partes 2, 3, 4, 5 e 6. No final, tudo isso virou o livro. Ou seja, tudo aconteceu de forma natural: fluiu. Na sequência, a Alaude comprou o livro, foi traduzido para o inglês, a Avon vendeu milhares por três anos e hoje já existe uma edição portuguesa, sendo distribuído por toda a Europa.

03- Considera-se uma pessoa cética do tipo que precisa ver para crer, foi assim com a limão?

R: Não diria cética. Sou cientista e busco ter os pés no chão. Busco consistência, discernimento, ética, sustentabilidade em tudo que leio e acesso. Só passo adiante depois de passar por estes filtros, e mais, depois de praticar e conferir bons resultados.

04- Qual o primeiro beneficio que o limão lhe trouxe?

R: Regulou minha pressão. Passei toda a minha vida com problemas de pressão baixa, com frio, sono incontrolável quando escurecia ou esfriava. Enfim, era uma prisão. Depois do limão, a minha vida e minha pressão ficaram normais e as pessoas me perguntam sempre: você: você não está com frio? Que libertação! Acordo as 5-6 horas e durmo as 23 horas.

05- Acredita que as pessoas estão preparadas para conhecer os benefícios do limão e usá-los com sabedoria?

R: Sim, as pessoas estão cada dia mais acreditando no poder da alimentação, das escolhas saudáveis e naturais. E o limão tem o ano todo, em cada canto do Brasil, por um custo acessível a todos.

 06- Qual a melhor receita com limão na sua opinião?

limonadaR: São as limonadas de frutas.

07- Qual a primeira receita de limão que aprendeu?

R: Quando criança, colocava limão em tudo, principalmente nas saladas. Jamais gostei de vinagre e depois que estudei tanto, tive a compreensão dos por quês.

08- Como uma estudiosa em alimentação e seus benefícios recomenda o uso diário de limão? E qual a dose recomendada?

R: Sim, recomendo com certeza. O ideal e responsável é iniciar com um fruto médio/dia, integrado a um suco desintoxicante, tomado em jejum.

09- Crianças podem consumir sem problemas?

R: Sim, e devem. As crianças precisam desde cedo ter este portal de sabedoria aberto, acessível. Há no site www.docelimao.com.br o texto Terapia do Limão para crianças.

Continuando com a transcrição de trechos do livro com Opinião médica – 13 Médicos e Nutricionistas que comentam a importância do Limão para a Saúde, Organizadora: Jeanne Margareth, Editora Escala Ltda., 2011., temos ainda da Dra. Conceição Trumam da P.9, perguntas 10 em diante:

10- A limonada é melhor do que o suco de outra fruta?

R: Não, o ideal são as limonadas de frutas, onde a alquimia do conjunto torna a bebida mais desintoxicantes, nutritiva e vitalizante.

11- O que a Senhora sente como autora do livro O Poder de Cura do Limão?

R: A cada dia sinto-me mais feliz e amparada por estar disseminando este conhecimento. A cada sai vou tendo noção do que esta acontecendo com o propósito de tudo isso. Já existe convite para edições em japonês, sueco, holandês, italiano, espanhol. O universo tem me sinalizado que não tem fronteiras…

12- O limão é realmente “doce”? Por quê?

R: Sim, o limão é uma fruta, portanto rico em frutose – o açúcar das frutas. Porém, seu elevado teor de ácido cítrico mascara a sua doçura (risos).

Continuando agora com o Prof. Edomar B. da Cunha, P.13 em diante “As nossas experiências têm comprovado que o suco de 3 a 5 limões diários pode nos manter longe da farmácia”-

01- Qual sua opinião profissional sobre os benefícios do limão à saúde?

R: São muitos… Como terapeuta, é uma das grandes ferramentas que uso para a purificação sanguínea. A literatura tradicional, embora de uma forma empírica, recomenda o limão para o tratamento de mais de cem enfermidades. Dentre os benefícios que ele traz para a saúde, eu destacaria o aumento da imunidade, a prevenção e tratamento das infecções respiratórias, urinárias, e a solubilização do sangue, muito importante para os casos de tromboses, varizes, varicoses etc.

02- É verdade que ele afina o sangue?

R: Como disse acima, ele contribui para a solubilização do sangue, para deixa-lo mais fluido, o que é muito positivo para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Mas afinar o sangu3e, ao ponto de enfraquecê-lo, como se acredita, isso é um mito.

03- Dizem que gotas de limão nos olhos “limpa a visão”. Isso pode ser verdade?

R: Olha, eu conheço muitas pessoas que aplicam sumo de limão nos olhos, com a finalidade de eliminar cataratas e clarear a visão. Inclusive, minha falecida mãe fez muito disso com esse propósito. Mas não teve o resultado esperado e, finalmente, teve de fazer cirurgia da catarata. Eu, particularmente, não recomendo, pois os olhos são uma área de muito sensibilidade e temos de ter muito cuidado com o que aplicamos neles.

04- O uso diário do limão por ingestão pode mudar a saúde física do indivíduo?

R: Isso, sim, é uma grande verdade. Isso se trata de medicina baseada em evidências. As nossas experiências têm comprovado que o suco de 3 a 5 limões diários pode nos manter longe da farmácia. Os resultados podem ser vistos desde a saúde bucal, como evitar o sangramento das gengivas e o escorbuto, a prevenção de gripes e resfriados, até a melhora de problemas circulatórios e da hipertensão arterial.

05- Pode haver algum beneficio ao se acrescentar limão à comida?

R: Na nutrição sempre ensinamos que para a melhor assimilação do ferro dos vegetais é bom consumir fontes de vitamina C juntamente com os alimentos fontes de ferro. Também ajuda na absorção de cálcio e de outros nutrientes.

06- É possível se notar mudanças na Iris de quem consome o limão?

R: Bem, as mudanças na Iris são muito sutis e ocorrem a médio e longo prazo. Mas muitas vezes, quando observamos casos de boa saúde e resistência do sistema imunológico, muitos de nossos pacientes atribuem isso ao consumo diário do limão.

07- Qual a diferença do limão rosa, siciliano e galego para a nutrição?

R: Em termos nutricionais, não há grandes diferenças no teor de vitaminas e minerais, mas nas tabelas de composição de nutrientes há uma ligeira superioridade do limão Taiti.

 08- O que fazer para preservar por mais tempo a vitamina C do limão depois que ele é aberto?

R: Infelizmente, quando o limão é partido ou seu suco é espremido, em contato com a luz ou oxigênio ele facilmente se oxida. O ideal é partir no ato de consumo. Se for aplicado nas saladas como tempero, deve ser colocado na hora de servir. Mas saiba o seguinte: o limão é o rei dos temperos e o campeão dos remédios naturais.

Amilton Paulo Soares (Fisioterapeuta -“O uso do limão inibe o aumento dos radicais livres, um dos maiores problemas para quem pratica exercícios físicos”). Entrevista:

01- Como percebeu que o limão pela manhã pode trazer benefícios à saúde?

R: Através da literatura, como o livro Manual Pratico de Tratamentos Naturais (do Dr. Daniel de Sá Freire Boarim). Sempre fui muito ávido por informação, meu interesse pelo limão começou após assistir a uma palestra sobre saúde, no Grêmio Recreativo do Sabesp, em São Paulo, onde trabalhava. Lembro que o nutrólogo palestrante veio para São Paulo direto de um hospital naturalista do Paraná. Foi assim, descobrindo as propriedades e funções deste alimento, que passei a usá-lo como um desintoxicante natural.

02- Como você faz uso do limão?

R: Tomo o suco de um limão todos os dias em jejum, diluído em 100 ml de água natural. Após 20 minutos, me alimento normalmente.

03- Porque decidiu fazer uso do limão?

R: Como atleta, para o ganho muscular, sempre ingeri muita proteína e isso acabava por aumentar a taxa de ácido úrico (algo natural entre os atletas). Sofri muito com este problema, mesmo apresentando exames dentro das taxas normais. Até que passei a ingerir medicamentos e, logo em seguida, o limão. Com a ingestão diária, melhorei muito, assim como a evacuação ficou periódica e as dores articulares serenaram.

04- É verdade que o limão em excesso pode provocar dores nas articulações?

R: Muito se fala sobre o limão, principalmente que ele afina o sangue e por isso pode ser prejudicial. No entanto, os estudos que li a respeito dizem justamente o contrário. Na verdade, o limão diminui a ação do colesterol ruim (LDL) e aumenta a produção do colesterol bom (HDL). Sua casca possui muitos flavonoides, que são responsáveis por diminuir os radicais livres.

05- É bom consumir limão para quem pratica exercícios físicos?

R: Sim, pois, para o atleta um dos maiores problemas causados pela carga de exercícios físicos é a produção de radicais livre. E a ingestão de vitamina C, inibe esse aumento. Esta é a razão pelo qual, muitos atletas incluem a ingestão de vitamina C na dieta. Ou seja, é muito bom consumir o limão proporcionando no organismo um maior equilíbrio corporal. Além disso, o limão ajuda na produção de vitamina B12.

06- Em sua opinião qual o melhor suco de limão (galego, rosa, Taiti etc.)?

R: Não há a melhor espécie, limão é um fruto natural e muito bom para a saúde, rico em vitamina C, tiamina, riboflavina, fósforo, silício, cálcio e ferro. Desintoxica e regula várias funções do organismo.”

(25/03/2013) Ruy Gripp

Posts Relacionados

Deixe uma resposta