Continuando no plano de divulgação da banana, tendo em vista as recentes pesquisas sobre os resultados benéficos da banana verde para o emagrecimento das pessoas com excesso de peso, transcrevemos os excelentes estudos da EMBRAPA/SEBRAE, divulgados pela Red Tips Network.
Naturalmente o uso da banana verde ou sua farinha contribuirá também para a manutenção do peso ideal de quem estiver sem excesso de massa corporal.
Com o propósito de uma divulgação mais completa para um conhecimento mais profundo desta extraordinária e popular fruta nacional, uma verdadeira bênção de Deus para a alimentação da humanidade, que a cada dia se revela com variadas virtudes, transcrevemos abaixo:
Banana Desidratada
A banana é uma fruta importante para saúde e de alto valor nutritivo. A banana é rica em vitaminas (A, B1, B2, C), ou seja, protegem a visão, ajudam no crescimento, matem pele, cabelos, unhas sadias, auxiliam na digestão dos alimentos, previne gripes e resfriados, protege a saúde do sistema nervoso, influem no melhor aproveitamento dos hidratados de carbono, os quais constituem principal fonte de energia.
O valor medicinal da banana auxilia no tratamento de certas enfermidades, tais como: tuberculose, paralisia, reumatismo, artrites, prisão de ventre, diarreias, desidratação e ainda doenças de estômago, rins, fígado, intestinos e nervos.
Banana quem diria!
Se deseja uma solução para baixos níveis de energia, não há melhor lanche que a banana. Contento 3 açúcares naturais: SACAROSE, FRUTOSE e GLICOSE, combinados com fibra, a banana dá uma instantânea e substancial elevação de energia. Pesquisas provam que apenas 2 bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes.
Não é à toa que a banana é uma fruta n° 1 dos maiores atletas do mundo
Mas energia não é única forma de ajudá-lo (a) a ficar em forma. A banana também ajuda a curar e prevenir um grande número de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na sua dieta diária.
Benefícios da Banana Para Saúde
Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.
Pressão arterial: contém elevadíssimo teor de potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta.
Constipação intestinal: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém ‘trypotophan’, um tipo de proteína que o organismo melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.
Azia: elas têm efeito antiácido natural. Se você sofre de azia experimente comer banana para aliviar-se.
Nervos: elas contêm elevado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.
Infarto: de acordo com pesquisa publicada no jornal de Medicina de New England, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%.
TPM: esqueça as pílulas e coma banana. Ela contém vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue, que afetam o humor.
Úlcera: usada na dieta diária contra desordens intestinais é a única fruta crua que pode ser comida sem desgastes em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.
Capacidade mental: 200 estudantes de uma escola em Twickenham (Middlesex) tiveram ajuda da banana (no café da manhã, lanche e almoço), para elevar sua capacidade mental. Pesquisa mostra que as frutas com elevado teor de potássio, ajudam alunos a aprender e manter-se mais alerta.
Excesso de peso e Pressão no trabalho: estudos do Instituto de Psicologia, na Áustria, mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comidas, como: chocolates e biscoitos. Examinando 5 mil pacientes em hospitais. Pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que tinham trabalhos com maior pressão. O relatório concluiu que, para evitar a ansiedade por comida, precisa-se controlar os níveis de açúcar no sangue.
Desordens Afetivas Ocasionais: a banana auxilia os que sofrem de DAO, porque contém um incrementador natural do humor, “trypotophan”.
Controle de temperatura: muitas culturas veem a banana com fruta “refrescante” que pode reduzir tanto a temperatura física quanto a emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem em temperatura baixa.
Comparada à maçã, tem 4 vezes mais Proteína, 2 vezes mais Carboidratos, 3 vezes mais Fósforo, 5 vezes mais Vitamina A e Ferro e 2 vezes outras vitaminas e minerais. Também é rica em Potássio em como um todo, é um dos alimentos mais valiosos. MESMO DESIDRATADA, ELA MANTÉM TAIS PROPRIEDADES, FICANDO DESTA FORMA EVIDENCIADA A SUA IMPORTÂNCIA.
Então talvez seja hora de mudar o ditado de “uma maçã por dia dispensa o médico” para “uma banana ao dia dispensa o médico”. Fonte: EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. SEBRAE – Red Tips Network. Oportunamente divulgaremos mais alguma coisa importante sobre a banana. Que possamos usá-la diariamente: crua, verde ou madura; em forma de doce ou de farinha; pura ou com outros alimentos.
(22/05/2009) Ruy Gripp
Categorias:Meio Ambiente e Reflorestamento, Saúde
2 respostas »