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Calculando o Índice de Massa Corporal (IMC)

Em uma palestra sobre alimentação integral em agosto de 2006 no patronato agrícola de Manhumirim, uma professora preocupada com seu excesso de peso, nos perguntou sobre alimentos para evitar a obesidade, querendo também saber a maneira de calcular o peso ideal em função da sua altura.

Prometemos localizar a formula matemática da operação aritmética que relaciona altura / peso ou peso / altura, determinando o peso normal e ideal de cada pessoa que desfruta e goza de uma perfeita saúde e melhor estética corporal.

Na revista “Bem Viver” do Jornal Estado de Minas, Fevereiro/Março de 2002, p. 37 encontramos uma tabela de referência para o calculo do Índice de Massa Corporal obtido pela formula: IMC= Peso (kg) / Altura x Altura (m), citando a fonte o Ministério da Saúde, sendo:

calculando-indice-massa-corporal-imc

 

ICM abaixo de 18,5 – Baixo peso

ICM entre 18,5 e 24,5 – Peso normal

ICM entre 25 e 29,9 – Sobrepeso

ICM entre 30 e 34,9 – Obeso (Grau I)

ICM entre 35 e 39,9 – Obeso (Grau II)

ICM maior ou igual a 40 – Obeso (Grau III)

Para melhor compreensão e facilitar os cálculos, preparamos a tabela abaixo, tendo como coluna vertical a altura da pessoa em metros e fração de centímetros e na horizontal os pesos em quilos (kg):

Assim, para o cálculo do IMC (Índice da Massa Corporal) de uma pessoa com altura de 1,50 m e peso de 50 kg, temos: (50 / 1,50 x 1,50) = (50 / 2,25) = 22,22; ou de outra pessoa com 1,80 de altura e com 80 kg de peso, temos: (80 / 1,80 x 1,80) = (80 ¸3,24 = 24,69);

Se a pessoa de 1,50 de altura pesar 80 kg, temos: (80 / 2,25) = 35,5 ou obeso grau II; se o contrário, uma pessoa de 1,80 m tiver apenas 50 kg de peso, temos: (50 / 1,80 x 1,80) = (50 / 3.24 =15,4) que representa estar com o peso muito abaixo do que seria normal, muito aquém do ideal.

A tabela abaixo que elaboramos, permite cada pessoa, sabendo seu peso e altura, localizar e saber se esta na faixa do peso normal, médio ou com excesso de peso, portanto classificado com obesidade em vários graus.

A obesidade hoje é considerada uma verdadeira doença que induz a outras várias doenças graves. Sugerimos recortar e guardar estas tabelas, pois pode ser sempre útil para conferir nossa evolução ou modificação do peso com o passar dos anos.

Altura (m)

Pesos (kg)

50

55

60

65

70

75

80

85

90

95

100

105

110

115

120

1,50

22,2

24,4

26,6

28,8

31,1

33,3

35,5

37,7

40,0

42,2

44,4

46,6

48,8

51,1

53,3

1,55

20,8

22,9

25,0

27,0

29,1

31,2

33,3

35,4

37,5

39,5

41,6

43,7

45,8

47,9

50,0

1,60

19,5

21,4

23,4

25,3

27,3

29,2

31,2

33,2

35,1

37,1

39,0

41,0

42,9

44,9

46,8

1,65

18,3

20,2

22,0

23,8

25,7

27,5

29,4

31,2

33,0

34,9

36,7

38,6

38,0

39,7

41,5

1,70

17,3

19,0

20,7

22,4

24,2

25,9

27,6

29,4

31,1

32,8

34,6

36,3

38,0

39,7

41,5

1,75

16,3

17,9

19,6

21,2

22,8

24,5

26,1

27,7

29,4

31,0

32,6

34,3

35,9

37,5

39,2

1,80

15,4

16,9

18,5

20,0

21,6

23,1

24,6

26,2

27,7

29,3

30,8

32,4

33,9

35,4

37,0

1,85

14,6

16,0

17,5

19,0

20,4

21,9

23,3

24,8

26,3

27,7

29,2

30,7

32,1

33,6

35,0

1,90

13,8

15,2

16,6

18,0

19,3

20,7

22,1

23,5

24,9

26,3

27,7

29,0

30,4

31,8

33,2

1,95

13,1

14,4

15,7

17,1

18,4

19,7

21,0

22,3

23,6

25,0

26,3

27,6

28,9

30,2

31,5

2,0

12,5

13,7

15,0

16,2

17,5

18,7

20,0

21,2

22,5

23,7

25,0

26,2

27,5

28,7

30,0

Assim, com a tabela do IMC acima temos a indicação de: Baixo peso, Peso normal, Sobrepeso e Obesos Grau I, II e III. Usamos as alturas entre 1,50 até 2,00 metros, e pesos de 50 a 120 quilos, de cinco em cinco quilos.

Qualquer pessoa pode verificar a sua altura e seu peso (aproximados) para analisar a sua situação particular, ficando sabendo se esta magro, regular, ótimo, pouco gordo, muito gordo ou exageradamente gordo.

Poderá ter noção da necessidade ou não de fazer regime para se ajustar na faixa de normal, que é entre 20 a 25. Você, localizando sua altura na coluna vertical e seu peso na coluna horizontal, tem no ponto de cruzamento das duas colunas – horizontal e vertical – a resposta para o seu caso particular, o seu IMC (Índice da Massa Corporal).

Ficará sabendo se precisa lutar contra a Obesidade que é o peso muito acima do normal. Assim, pode saber se precisa fazer o regime da Banana Verde, que descoberto em 2007 no Japão, possuindo o denominado “Amido Resistente”, passa do estômago para o intestino, funcionando como fibra vegetal.

Assim, melhora o aproveitamento dos alimentos, evita a prisão de ventre, estimula as bactérias do bem e permite o obeso ter menos fome, se saciar com menos alimentos excessivamente energéticos que acumula gordura nos tecidos adiposos do corpo.

O amido resistente contribui para pessoa permanecer com o IMC do peso ideal para sua altura, aquele que indica boa saúde, ou voltar a tê-lo, com o tempo.

Pretendemos continuar com este assunto, pois é de grande interesse para a saúde da humanidade, usando uma fruta muito comum, abundante, fácil de cultivar, e portanto de baixo custo, além de muito nutritiva e saborosa.

(15/06/2008) Ruy Gripp

Categorias:Saúde

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