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Obesidade – Como Engordar x Como Emagrecer

Continuando com o assunto do titulo acima, transcrevemos do jornal “A Gazetade Vitória-ES, de 07-06-2009, no fascículo 01 “Cozinha Prática -Emagreça com Saúde” um artigo da Equipe Editora Lua com o titulo “Abaixo a Obesidade”, p. 9. Pela importância das informações que relacionamos com as da Banana Verde para emagrecer em função do amido resistente existente na fruta, como a seguir:

Abaixo a Obesidade 

Há mil motivos para querer vencer esse mal. Entenda o que é ser obeso e o que fazer para deixar de ser. Pode parecer exagero, mas é verdade: em vários países, inclusive no Brasil, nota-se hoje uma espécie de epidemia de obesidade.

O número de pessoas muito acima do peso aumenta a cada dia, sem que isso signifique que elas estejam mais bem nutridas. Pelo contrário. O consumo de guloseimas hipercalóricas e nada nutritivas, combinando com sedentarismo, é o principal vilão da história.

Os confortos do dia a dia contemporâneo também colaboram negativamente. Deixa-se de emagrecer ao pegar o elevador em vez de subir pela escada, ir de carro em vez de caminhar, colocar a louça na maquina em vez de lavá-la. Até o controle remoto nos impede de andar até a televisão para mudar o canal.

O que fazer para sair das estatísticas dessa epidemia, ou melhor ainda, nem se deixar atingir por ela? Em primeiro lugar, informar-se. Depois, ter determinação para aplicar o conhecimento à sua vida. Veja aqui o básico do que você precisa saber.

Como se engorda?

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Embora muita gente jure que se engorda por problemas de metabolismo, poucos casos realmente são assim. Existe a predisposição hereditária, essa sim mais comum. Mas é claro que, para descobrir se a genética ou algum distúrbio influencia sua alteração de peso, deve-se ir a um especialista.

Em geral, maus hábitos alimentares e falta de exercícios fazem engordar. A formula é muito simples: engordamos quando consumimos mais calorias do que gastamos. E essas calorias “a mais” são o saldo de lanchinhos fora de hora, beliscos em frente à TV, ataques desenfreados à geladeira e todos os outros momentos de pura gula, em que se come por impulso, prazer, ansiedade, menos por fome.

Se comer 2.000 calorias e gastar 1.500, essa diferença de 500 vira reserva. Principalmente, reserva de gordura. E de reserva em reserva, caminha-se rumo ao sobrepeso e, sem nenhum controle, à obesidade. Ou seja, não há como se manter magro sem um equilíbrio diário de consumo e gasto de calorias.

Peso normal – Acima do peso – Obeso

Quer saber em qual dessas classificações você se encontra? A margem de peso considerada normal para cada um é facilmente calculada pelo IMC, ou índice de massa corpórea.

A fórmula leva em conta também a altura e permite saber se o seu peso atual encontra-se na faixa normal, de sobrepeso ou de obesidade: IMC = peso (kg) ÷ altura2 (m). Assim, o índice de massa corpóreo é igual ao peso dividido pela altura elevada ao quadrado.

Por que emagrecer?

A resposta é simples: para ser saudável. Quem mantém o IMC dentro da faixa da normalidade tem menos risco de desenvolver doenças cardíacas e outros males. Além disso a qualidade de vida da pessoa magra é maior inclusive no que diz respeito aos relacionamentos sociais e à autoestima.

Sentir-se bem consigo mesmo é uma das conquistas do emagrecimento. Para que a perda de peso e o consequente ganho de saúde ocorram, porém, deve-se ter em mente que se trata de um processo gradual, que pressupõe uma transformação definitiva na forma de se relacionar com a comida e com o próprio corpo.

Ou seja: esqueça a ideia de perder uma quantidade enorme de peso em pouco tempo e achar que conseguirá manter essa mudança. Sem modificar o estilo de vida e o tipo de comida que consome, o velho peso voltará tão rapidamente quanto foi eliminado, Assim, é preciso compreender que:

Não existe fórmula mágica

Dietas radicais não funcionam. Emagrecimento rápido e sem grandes esforços é a promessa das ditas “dietas milagrosas”. Dieta de sopa, das proteínas. Quem nunca tentou uma dessas?

O problema é que qualquer regime alimentar excêntrico, com pouquíssimas calorias ou que corte por completo um determinado grupo de alimentos será dificilmente seguido para o resto da vida.

E pior, não faz bem à saúde, já que o equilíbrio e moderação são as chaves da alimentação saudável. Resultado: essas dietas só provocam um ciclo de engorda, emagrece e engorda de novo, o famoso efeito sanfona.

Emagrecer com saúde = Alimentação balanceada + exercícios

exercicio-alimentacao

Um plano alimentar equilibrado, de preferência com a orientação de um nutricionista, somado à pratica regular de exercícios físicos é o caminho mais seguro para um emagrecimento definitivo e saudável.

Pode-se traduzir essa segurança em uma perda de 0,5 a 1 kg por semana, com ingestão de cerca de 1.200 calorias por dia (valor mínimo recomendado).   A alimentação balanceada é rica em grãos integrais, legumes, verduras e frutas e pobre em gorduras, sal e açúcar (veja matéria na página 6 deste encarte).

Quanto as atividades físicas, o ideal é realizá-las de 3 a 5 vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos – também sob orientação especializada de professores ou instrutores, para que os limites de cada corpo sejam respeitados. Os exercícios aeróbicos, como caminhada, natação e dança são especialmente benéficos”.

Nota 

Transcrito do encarte “Cozinha Prática – Emagreça com Saúde”, número 1, p. 9 do jornal “A Gazeta” de 07-09-2009, encarte previsto para sair 16 números (nas quarta-feira e domingo), assunto muito relacionado com Obesidade e IMC do artigo anterior.

Em Manhuaçu–MG, visitamos a indústria de produção da farinha da banana verde, do Sr. Edinilson, Tel (33) 8924-8171, sito a rua das Sucupiras, 84 – B. N. Senhora Aparecida. Ele é funcionário da padaria CIPÃO, em frente os Correios. Também encontramos um boletim com telefones indicando pontos de venda da farinha: Farmácia do Fernando – (33)3331-1569; Favo de Mel – (33)3331-4744; e Clinica Cliten – (33) 3332-1453.

(09/06/2009) Ruy Gripp

 

 

 

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