Meio Ambiente e Reflorestamento

Mata Ciliar e Pasto Apícula – Salvando as Águas e Abelhas

O Brasil está situado entre os seis maiores países do mundo em extensão territorial (km quadrados), sendo: Russia- 17.098.242 (P-138.739.892); Canadá-9.984.670 (P-34.834.840); China-9.596.961 (P.1.336.718.015); Estados Unidos- 9.371.174 (P.318.892.096); Brasil -8.514.877 (P.202.656.784); Austrália – 7.692.024 (P-22.507.616); Índia-3.287.782 (P.1.189.172.906). (P=população em 2014). Nosso país possui um enorme potencial para exploração futura da apicultura na produção de mel, cera e própolis se investir na formação de Pastos Apícolas em áreas a serem formadas nas futuras “Matas Ciliares”.

Estas tem a função de salvar as águas, proteger as nascentes, recuperar os rios. Os pastos apícolas direcionados para compor a vegetação das matas ciliares poderão salvar nossas abelhas da extinção acelerada que vem ocorrendo em todo mundo. Também pode se pensar na formação de pastos apícolas nas coberturas vegetais das margens de nossas rodovias federais, estaduais e municipais que são infinitamente extensas em função do grande território de nosso país.

pasto apícula

Como? Estudando, pesquisando e direcionando o plantio e formação de plantas com potencial para a apicultura na implantação das matas ciliares nas centenas bacias hidrográficas existentes no país que precisam e deverão ser protegidas nos pequenos, médios e grandes cursos de água a serem protegidos e preservados em nosso imenso território geográficos. Transformando cada mata ciliar num verdadeiro “Pasto Apícola” que além de proteger os cursos d’água teria um objetivo ecológico, econômico e social, num momento em que a abelha tende a desaparecer com a tecnologia dos defensivos agrícolas na moderna agricultura de alta tecnologia.

Em “Produção de Mel”, da Embrapa Meio Ambiente reproduzimos:

A Flora Apícola é caracterizada pelas espécies vegetais que possam fornecer néctar e/ou pólen, produtos essenciais para a manutenção das colônias e para produção de mel. O conjunto dessas espécies é denominado “pasto apícola” ou “pastagem apícola”.

A diversidade do pasto apícola é uma situação que deve ser buscada. Nesse sentido, o apicultor pode e deve melhorar, sempre que possível.

Em “Abelhas farmacêuticas com asas”: Ioirivh URSS – 1981 temos:

Bardana – 600 kg/há p.41; borragem – 200 kg ; urze – 200 kg p.42; colza – 50; coentro -500 p 43; dragoeiro- 290; epilóbio – 600 p. 44; Acer- 1.100 ;girassol 50 ; alfafa- 380 p 50; mostarda-40 ; pastinaca- a melhor planta melifica depois da tília p. ; facélia – (tanaceto) 150 kg na região central e cerca de 1.000 kg no sul p. 53; ; reseda- 200 ; acácia bastarda (abranca) – 1.700 kg; acácia amarela- 350 ; sanfeno de 100 a 600 kg; trigo saraceno – 60 ; salva- 650 ; tilia -1.000 p. 56; trevo -100 ; viperina- (erva das víboras)- 300 a 400 p. 47;

Nota- O pasto apícola formado nas matas ciliares empregando vegetais de fácil reprodução ou de extensa longevidade, com grande variedade para ter flores, néctar e pólen e mesmo frutos permanentes em todos os meses do ano, naturalmente que será um programa na defesa das águas, das abelhas, das aves e pássaros em geral e insetos variados como borboletas, etc com as flores embelezando a paisagem e promovendo o turismo.

pasto apícula2O pasto apícola na mata ciliar deverá ser composto de árvores altas, médias e arbustos, assim como plantas rasteiras e cipós trepadores. Assim, estudando, pesquisando, experimentando, em todos os climas e tipos de solo será possível localizar o mais acertado conjunto de plantas amigas que atendam os objetivos para a defesa e multiplicação de nossas águas, abelhas, aves e melhoria do meio ambiente em geral.

Segue a relação ou sugestão de algumas espécies vegetais, dentro das categorias:

  • Árvores de grande porte: palmeiras em geral, açoita cavalo, acácias sp.
  • Árvores de médio porte: ameixas, acerola, romã, amoreira,
  • Fruteiras perenes e algumas centenárias: (banana, cereja, lichia, jaca, jabuticaba, cajá-manga, manga, carambola, macadâmia, fruta do conde , beribá, fruta-pão, jenipapo, graviola, ..)
  • Arbustos em geral: assapeixe, alecrin..
  • Cipós trepadores: São João, maracujá, chia, …
  • Gramíneas e leguminosas rasteiras, açafrão, gengibre, que protegem o solo.

Considerando que a mata ciliar formada com plantas características do pasto apícola atende as seguintes e importantes funções:

a) Defesa e multiplicação das águas, contribuindo para a perenização da vazão dos rios, evitando a poluição e assoreamento dos mesmos e dando condições da piscicultura e uso múltiplo das águas;

b) Defesa das abelhas na exploração da apicultura na produção de mel, cera e própolis, alimentos e remédios naturais;

c) Defesa das aves e animais silvestres, em processo de extinção, face a mecanização da agropecuária, com a monocultura em larga escala;

d) Defesa do emprego que a cada dia caminha para a extinção, nas cidades e no campo com o uso crescente das maquinas em todos os setores da atividade humana.;

e) Defesa da economia com a produção de produtos nobres para o mercado interno e exportação;

f)- defesa do meio ambiente com embelezamento da natureza com forte motivação ao turismo em gera

Nota- Enviado para: Presidência da Republica, Ministérios: Agricultura, Reformas Agrária, Meio Ambiente, Senado, Câmara dos Deputados, Universidades Rurais (UFV, …), Institutos de Pesquisas, ANA, Governadores dos Estados, Secretarias da Agricultura Estaduais, Assembleias Legislativas Estaduais, Jornais, Revistas, Comitês das Bacias Hidrográficas (São Francisco, Rio Doce,…)

Ruy Gripp

Posts Relacionados

Deixe uma resposta