Meio Ambiente e Reflorestamento

Moirão Verde – Vantagens Econômicas e Ecológicas

moiraoverdeA revista “A Lavoura” de setembro/97 trouxe interessante reportagem com o titulo de “Moirão Vivo ou Verde” na construção de cercas, focalizando as vantagens econômicas e ecológicas da troca dos moirões de estacas de madeira morta por árvores vivas, produtivas, que além de embelezar o ambiente, produz permanentemente o oxigênio que despolui o ar e consome o gás carbônico (C02) e outros gases poluentes da atmosfera. A madeira morta dos moirões normalmente usada para pregar o arame das cercas é neutra, nem polui nem despolui. Mas sendo morta e seca, queima com facilidade.

Mourão ou moirão, segundo o dicionário, são estacas fortes e grossas, em geral de madeira de lei, que ladeiam as porteiras dos currais. Também é assim chamada a estaca que se finca no centro do curral para subjugar os animais, tendo em vista certos tratamentos ou cuidados. Estacas colocadas nos ângulos dos cercados e, às vezes, de espaço em espaço, no correr da cerca, para permitir o esticamento do arame e o reforço da cerca. Cada uma das varas grossas que se fixam verticalmente, na formação de estacadas.

Aqui nos referimos como moirões as estacas ou esteios de madeira ,onde se prega e fixa o arame das cercas (farpado ou liso), na separação ou divisão de pastagens ou de propriedades. As cercas são comuns e sempre necessário em toda propriedade rural. Em outras oportunidades já havíamos estudado sobre “Cerca viva : verde e ecológica ” e também “Aceiro verde: vivo e ecológico ” como defesa do meio ambiente, usando plantas e vegetais especiais para aquelas finalidades. Utilizando a flora vegetal podemos embelezar a paisagem rural, e de uma maneira econômica, simples e inteligente, preservar a natureza, tão rica e bela , de nossa rica e exuberante flora e fauna .

Agora vemos mais uma oportunidade de empregar árvores de espécies indicadas para cada região, para moirões vivos, verdes , ecológicos . Algumas , embelezando a paisagem com o verde; muitas , possuindo flores vistosas que poderão também produzir mel na exploração da nossa apicultura; outras, com frutos para alimentação humana ou dos pássaros ; outras mais, fornecendo suplemento de ração para o gado na seca , cortando galhos com folhas forrageiras ; várias , permitindo a produção permanente de lenha para combustível nos fogões das residências rurais, ou nos secadores de café ; ou utilizando árvores de madeira de lei para serraria que enquanto crescem , estariam sendo úteis como suporte para nossas cercas; todas enfim, embelezando nossa paisagem, refrescando nosso ambiente, protegendo nossos animais silvestres e sendo um permanente atrativo turístico para a região .

Quais as espécies indicadas para moirão verde? Tem que ser árvore de porte reto, rústica, de fácil multiplicação por semente ou muda, não muito perseguida por formiga ou por erva de passarinho, adaptada à região, sendo que sua sombra ou raízes não prejudiquem demais as culturas ao lado . Exemplo : sanandu , suinã, corticeira, canivete, bico de papagaio ou mulungu (Erythrina sps) ; 2) castanha-do-maranhão, amendoin-de-árvore (Bombacopsis glabra) ; 3) ípes: amarelo, roxo, branco, cascudo, pardo, do campo ( Tabebuia sps) ; 4) castanha -sapucaia , jequitibá, frutas diversas, açoita-cavalo, angelim, vinhático, Acácia mangium, pinus sps., etc, etc. O eucalipto, para moirão verde, possui fatores positivos e negativos.

Ruy  Gripp  – 25 / 11/  97

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.