Saúde

Taioba Importante Para Saúde e No Combate a Doenças

Fonte de informações: Guia alimentar para a população brasileira. Brasil: Ministério da saúde, 2014. Manual de produção de Hortaliças tradicionais. Nuno Rodrigo Madeira (Ed) Brasilia, DF. Embrapa.

Nativa da América Tropical e Equatorial, incluindo o Brasil, é tradicionalmente cultivada no sudeste brasileiro e na Bahia.

Taioba

As FOLHAS são suas partes mais nutritivas e constituem a principal parte comestível. Entretanto os RIZOMAS, também podem ser consumidos.

Planta tuberosa perene, pertence à família Araceae, assim como o inhame. Mas diferente dele, pode ter suas folhas consumidas, desde que bem cozidas ou refogadas.

Folhas cremosas, ricas em vitaminas A, cálcio e ferro; Benefícios para a saúde: pela sua riqueza nutricional, vários benefícios podem ser associados entre o consumo de Taioba, manutenção da saúde e combate a algumas doenças.

Eficaz contra a prisão de ventre: pela sua alta quantidade de fibras, por ajudar no transporte regular do alimento ao longo do intestino e promover regularidade na evacuação.

Fortalecimento do sistema imunológico

Alta concentração de vitamina C nas folhas auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. O seu consumo regular contribui com fortalecimento do sistema de defesa do corpo, protegendo-o contra diversas doenças.

Boa para a visão e para a pele

Pela riqueza em vitamina A / Retinol, auxilia na saúde dos olhos e para a boa visão. Colabora na prevenção de doenças como cegueira noturna, catarata e dores de cabeça decorrentes de problemas de visão. A vitamina A também é essencial para uma pele saudável e bonita. Sua folha tem mais vitamina A do que a cenoura, brócolis ou o espinafre.

Combate a anemia: sua alta concentração de ferro nas folhas, assim como o feijão e beterraba, auxilia a combater o quadro anêmico.

Saúde dos ossos: O cálcio e o fósforo são os minerais mais importantes para a manutenção da saúde óssea. Rica nesses minerais, ela deveria ser consumida por todos, principalmente quem está na terceira idade ou com problemas ósseos, como a osteoporose.

UTILIZAÇÃO CULINÁRIA

Folhas: são largas e vistosas, maiores de 35 cm e têm textura cremosa, suave, macia e sabor neutro. Utilizada como substituta do espinafre e couve, sendo três vezes mais rica em ferro do que eles. Não consumir crua, uso refogada ou cozida. Em tortas, quiches, omeletes, sanduíches, sopas ou mesmo como acompanhamento de pratos a base de carnes ou farinhas de milho ou mandioca.

Raízes: Fontes alternativas de carboidratos e podem ser consumidas como pequenos inhames. Cozidas ou fritas, puras ou adicionadas a picadinhos de carnes, sopas, cozidos e purês ou processados como farinha.

Atenção: as folhas de inhame e taiobas são parecidas. Não consumir folhas de inhame, a folha de inhame e tóxica. A taioba tem suas folhas em formato de coração. Os 2 lobos do “coração” ou base do “V” se encontram exatamente na junção ao talo / pecíolo.

ORIENTAÇÕES DE PREPARO DAS FOLHAS

A taioba não pode ser consumida crua. Lavar as folhas, retirar o talo e as nervuras principais (central e 2 laterais. Cortar em tiras ou rasgar. Ferver a água e adicionar as folhas por pelo menos 2 minutos. Desprezar a água de fervura para tirar o amargor e escorrer para retirar o excesso de água. Os talos também podem ser utilizados, mas é recomendado retirar a película que o reveste por ser fibrosa e poder causar amargor.

RECEITAS

Refogado básico de taioba – Ingredientes: 6 folhas de taioba + 1 colher (sopa) de óleo, azeite ou manteiga. 1 a 2 dentes de alho picado. Sal a gosto. Cebolinha verde picada. Pimentão (opcional). Pimenta-do-reino á gosto (opcional). Modo de preparar: Faça a preparação das folhas conforme orientado anteriormente. Doure o alho em óleo / azeite e acrescente a taioba para refogar, sem tampar a panela, durante 5 minutos pelo menos, mexendo sempre, ou até que murchem, caso já as tenha fervido antes. Se desejar adicione pimenta e cebolinha verde.

Panquecas de Folhas de Taioba: Ingredientes para massa das panquecas: 1 xícara de farinha de trigo refinada + 1 xícara de farinha de trigo integral + ½ xícara de leite + 1 ½ xícara de água + 2 ovos + 1 colher de sopa de açúcar + 1 fio de óleo + Sal, Modo de preparo: Preparar o refogado básico. Misturar os ingredientes na massa de panquecas e deixar descansar. Fazer as panquecas e rechear como refogado. Assar em forno médio, cobrindo opcionalmente com molho de tomate e/ ou queijo ralado.

Farofa de Folhas de Taioba- Ingredientes: 8 folhas de taioba + 3 dentes de alho + ½ cebola picadas em cubos + 2 colheres de manteiga + 2 ovos `+ Farinha de mandioca. Modo de Preparo: Preparar o refogado básico de taioba como as quantidades acima, acrescentando a cebola. Mexer bem e acrescentar a manteiga. Acrescentar os ovos e misturar até os ovos ficarem prontos. Acrescentar a farinha até ficar com consistência de farofa de sua preferência. Refogue com alho, cebola, pimentão e cheiro verde.

Refogado básico de Taioba com molho de cebola e limão – Ingredientes: Refogado básico de taioba. + 1 cebola média cortada em rodelas + Caldo de ½ limão + 1 colher (sopa) de manteiga ou azeite.

Modo de preparo

Fazer o refogado básico das folhas. Para o molho, refogar a cebola na manteiga ou azeite, acrescentar o suco de limão e deixar ao fogo até ferver. Finalizar espalhando o molho sobre a taioba. F I M .

Ruy Gripp

Posts Relacionados

Deixe uma resposta