Eng Agr Ruy GrippCuriosidades

Uma Homenagem ao Engenheiro Agrônomo Ruy Gripp

Há homens cuja vida é uma constante doação em benefício do próximo, como um voluntário apostolado leigo, revelador da sublimidade e pureza da alma com que Deus os dotou.

E a trajetória benéfica do Dr. RUY GRIPP é um atestado eloquente do quanto pode uma personalidade bem formada fazer de bom e proveitoso em benefício da coletividade em que vive.

O Dr. Ruy Gripp é um homem bom, que na simplicidade de sua modéstia, de sua vida pura, oculta um profundo cabedal de conhecimentos gerais, que os distribui graciosa e altruisticamente em proveito de todas as camadas de diversificadas atividades profissionais.

O Dr. Ruy Gripp é um homem de larga visão, conhecedor profundo dos problemas de nossa região, por cuja solução ele tem batalhado incansavelmente, com inato e inegável ardor patriótico.

É um competente Engenheiro Agrônomo, que viaja muito por várias regiões do País, participando ativamente de estudos edificantes, frequentando Cursos de alto nível, proveitosas Conferências, debates, Reuniões, Encontros e utilíssimas reivindicações.

Está sempre aprofundando cada vez mais o seu já vasto cabedal de conhecimentos, que os coloca voluntariamente a serviço do bem das comunidades.

Procura estar sempre atualizado com a evolução constante da técnica e dos métodos modernos de aperfeiçoamento, que a ininterrupta evolução do mundo apresenta continuamente.

Tudo isto ele faz unicamente às expensas do seu rendimento pessoal, como doação espontânea e voluntária, altamente patriótica, em benefício da coletividade, visando somente fazer o bem ao próximo e propugnar pelo progresso e crescimento de nossa região, que ele já tem dado sobejas provas de elevado sentimento bairrista que ele devota indistintamente a todo o nosso povo que ele ama e ao qual visa somente o bem estar, dentro do padrão de saúde, conforto e uso correto das benesses da natureza com que Deus nos dotou tão prodigamente.

Sem ser militante na Política profissional, ele exerce voluntariamente uma Política fina, correta, de espírito nitidamente cristão, estritamente voltada para o bem do próximo e da Comunidade.

Emprega altruisticamente o seu talento e sua privilegiada inteligência, doando sua vasta cultura, ensinando e orientando a todas as camadas de ouvintes, desde as mais cultas aos mais modestos, com vocabulário acessível à compreensão geral.

Vale a pena ouvir o Programa “Ecologia e Meio Ambiente”, que o Dr. Ruy Gripp apresenta todos os sábados, às 6,30 da manhã, pela nossa querida Rádio Manhumirim. É de grande utilidade e real proveito, pois enriquece o conhecimento de todos os que acompanham suas edificantes lições de vida e de conhecimento geral, na diversidade dos temas abordados.

Mostrando as alvissareiras perspectivas da industrialização da poderosa produção total de laticínios, quando só o Estado de Minas tem produção altamente satisfatória para atender plenamente a demanda do incalculável mercado consumidor.

Tem incentivado veementemente a criação da CEASA, a ser localizada em um dos municípios da região, que ofereça maior facilidade de escoamento, o que absorveria toda a produção agrícola produzida pelos nossos homens do campo, com mercado certo e garantido para a colocação de seus produtos, gerando-lhes rentabilidade satisfatória.

Com a atual e acertada visão governamental, em fazer retornar ao País o Transporte Ferroviário, procurando reativar os ramais que no passado tanto concorreram para o progresso das regiões por eles servidos.

Quando os Países mais desenvolvidos do mundo estão aperfeiçoando e modernizando suas ferrovias, o nosso Brasil de dimensão continental, ainda insiste no transporte rodoviário, com o petróleo a cada dia atingindo cotações insuportáveis. E o nosso dileto Dr. Ruy Gripp tem batalhado incansavelmente para o retorno dos ramais ferroviários, mormente em nossa região, que muito foi beneficiada no passado com os saudosos trens de carga e passageiros da “Leopoldina Railway”, que varavam nossas altaneiras montanhas, conduzindo valentemente a produção de madeira, do café, de cereais e diversos outros produtos agrícola aqui produzidos e comercializados no grande mercado consumidor do Rio de Janeiro.

Estuda e pesquisa, em fontes fidedignas, os métodos certos para a preservação da saúde e ensina o modo correto, que evita a obesidade e o excesso de peso.

Ele aborda assuntos e lições que muito beneficiam não só ao homem do campo como também a todos nós, que nos beneficiamos com seus prudentes e sensatos conselhos para a renovação da saúde. Na condução do agradável programa, é cooperado com a participação dos bons amigos e leais companheiros, Dr. Jeci Cezar, Dr. Ernani (in memorian) e Dr. Nereu, quando ouvimos belíssimas passagens bíblicas mencionando o Apóstolo Paulo, e orientando-nos sobre a melhor maneira de se evitar doenças, conservando limpo o ambiente doméstico.

O Dr. Ruy Gripp tem a sabedoria da prudência, do bom senso e do correto viver, num mundo cheio de desafios. Em sua luta incansável pela preservação ambiental, é um grande defensor da natureza, um batalhador incansável em prol do bem comum, ao qual se doa espontânea e voluntariamente, procurando orientar sobre o estudo e a eficácia das plantas medicinais na conservação da saúde. Estuda, pesquisa e cita sábios ensinamentos de Mestres renomados, de como curar o corpo e a mente.

Defensor intransigente da verdejante flora nativa, das madeiras nobres, como a maior árvore brasileira, o nosso imponente “Jequitibá”, Peroba, o Cedro, a Braúna, a Pindaíba, etc. Incentiva sabiamente o reflorestamento geral, inclusive do Eucalipto, que está sendo largamente consumido.

Sugere o interesse pela rentável piscicultura, e generalizando métodos corretos de cultivo agrícola em todas as diversidades de tudo que a nossa terra fértil produz em abundância, não só quanto ao café, os cereais, as frutas saborosas, o açúcar mascavo, o melado,o mel de abelha, etc.

Luta veementemente para a construção do aeroporto em Alto Jequitibá, para beneficiar o município e região.

Em suas palestras pela região sempre buscando disseminar seu conhecimento.

É colaborador assíduo do nosso grande jornal regional “Tribuna do Leste”, de Manhuaçu, onde escreve semanalmente uma coluna abordando temas de grande e geral proveito.
O Dr. Ruy Gripp é um dos destacados membros do honrado clã dos GRIPP, que resultou nesta família distinta e altamente conceituada, que tanto ornamenta e muito orgulho dá à selecionada Sociedade da progressista cidade de Alto Jequitibá.

(Ps.: Esta Justa a Homenagem foi publicada em 23/03/2005 -Dr Ernani – Hoje in memorian)

Posts Relacionados

1 resposta »

  1. Justíssima homenagem a esse extraordinário ser humano. Sempre enfatizei que, se Alto Jequitibá tivesse 05 Ruy Gripp; Minas Gerais tivesse 50 Ruy Gripp; o Brasil tivesse 500 Ruy Gripp e o mundo tivesse 5.000 Ruy Gripp, com certeza, esse seria um mundo muito melhor.

Deixe uma resposta