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Caminhar – Exercício Simples Para Quem Deseja Manter a Saúde

Na coluna de Anna Marina do “Estado de Minas” de 2010 encontramos e recortamos o assunto “Santo Remédio” que pela sua grande importância para a saúde humana a um “custo quase zero”, de  apenas de gastar a sola dos sapatos, mas eliminando gorduras  excessivas  e nocivas do organismo com simples exercícios do caminhar faz manter a saúde que todos almejam.

Vejamos o que ela publicou e que pessoalmente a elogiamos quando de recente visita ao jornal, em BH:

“Muitos são os benefícios da caminhada para a saúde e, não à toa, andar tem sido recomendação médica constante com terapia ou prevenção para várias doenças. A lista de problemas que a caminhada ajuda a evitar é imensa: acidente vascular cerebral, depressão, artrose, ansiedade, osteoporose, obesidade, diabete mellitus, câncer de intestino e intestino preguiçoso.

Caminhar ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o bom, a combater a hipertensão, a controlar o diabetes e a liberar endorfinas, hormônios que tranquilizam e dão a sensação de bem-estar. Por causas disso, é cada vez mais freqüente as pessoas praticarem a caminhada como aliada da boa forma- não só do ponto de vista da saúde, mas dos benefícios estéticos que faz para homens e mulheres.

Caminhar emagrece, embeleza as pernas, levanta o bumbum, fortalece as coxas e seca a barriga. Por se tratar de atividade física aeróbica, a caminhada mexe grandes músculos dos braços e pernas, fazendo com que os batimentos cardíacos e a respiração se acelerem. A maior quantidade de ar inspira, comum em atividades aeróbicas, permite maior oxigenação do cérebro, o que leva à intensificação dos mecanismos do metabolismo.

O movimento dos membros inferiores para promover a locomoção ativa a circulação sanguínea e ajuda a tonificar a musculatura, deixando as pernas mais fortes e torneadas. Quando o sangue circula melhor, o coração fica fortalecido e evita-se o surgimento de varizes. Há melhora inclusive nos pequenos entupimentos existentes em alguns vasos sanguíneos das pernas.

Andar também exige uma movimentação freqüente dos glúteos, levando ao fortalecimento da musculatura e deixando-a firme por igual. Os ossos também se beneficiam como o exercício. Quem começa a caminhar percebe a diferença  nos contornos do corpo. A queima de calorias ocorre de acordo com a intensidade da caminhada e, em poucas semanas, é possível dar adeus a alguns quilos extras.

Toda a parte inferior do corpo realiza movimento e fica responsável pela sustentação do corpo, sendo obrigada a locomover o peso da pessoa em um esforço que consome energias. O abdome bem posicionado é fundamental para se livrar da barriguinha indesejável. Por isso, é importante manter a postura ereta, com a coluna reta e o queixo perpendicular ao chão. A dica para conseguir a postura correta é olhar para o horizonte e prender a musculatura do umbigo, como se pudesse colocá-lo próximo às coisas.

Toda a melhora no funcionamento do metabolismo propicia um aumento da resistência física, da força e da flexibilidade, e com isso vem a maior eficiência do sistema imunológico. Para completar os benefícios à saúde e à estética, há ainda vantagens sobre a mente: a caminhada ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos ao diminuir o estresse e combater a depressão.

Para iniciantes, a caminhada precisa ser inserida na rotina e intensificada gradativamente, sem ultrapassar o limite físico da pessoa. Uma dica para saber qual é o limite é observar a respiração, que deve permitir que se fale uma fase completa, sem interrupção.

Caso a fase seja interrompida, pare um minuto e inspire profundamente pelo nariz, abrindo os braços esticados lateralmente, e expire lentamente, soltando o ar pela boca e fechando os braços esticados à frente do corpo, repetindo o exercício até que a respiração volte ao normal.

Continue caminhando, mais diminua o ritmo da caminhada. Quando a intensidade do ritmo da caminhada está forte demais, a pessoa não consegue dizer nem uma sílaba de uma palavra. O ideal para manter o equilíbrio da respiração é inspirar em um passo e expirar em três passos, o que também evita as dores abdominais.

Engº Agrº Ruy Gripp

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