Artigos de Livros

O Elemento Químico Carbono

Continuando com o assunto do livro “Para que servem os elementos químicos” de Delmo Santiago Vaismann e outros, temos sobre o Carbono o seguinte:

O carbono, Símbolo-Químico: C; Número Atômico – 6; Massa Atômica-12,011; Grupo da Tabela-14; Configuração Eletrônica- (He) 2s2 2p2; Estado Físico- Sólido; Classificação – Não Metal; Estados de Oxidação; -4, +2, +4. Ponto de Fusão: 3367 °C. Ponto de Ebulição: 4827 ºC; Densidade: 2,27 g/cm3 (Grafite)Eletronegatividade (Pauling): 22,5 , Condutividade Térmica: 140,0 W/m .K; 1º Potencial de Ionização: 11,260 eV; Potencial Padrão de Redução: (Eº, V); Solução Ácida: CO2 –0,106 C0; C0—0,517; C0—–0,132— CH4.

Carbono. É conhecido desde a pré-história. Supõe-se que este elemento forme mais de um milhão de compostos. A química orgânica é a área da química dedicada ao seu estudo.

Aparece, além de carbonatos e como C02 atmosférico, na forma elementar sob três formas alotrópicas: amorfa, grafite e diamante. Apresenta dois isótopos naturais: 12c E 13c.

O carbono aparece em abundância em estrelas, no sol, em cometas e atmosferas de planetas, e ainda em alguns meteoritos (diamante), A energia das estrelas é, em parte, devida ao ciclo C-N (carbono-nitrogênio).

Não é tóxico e não apresenta riscos, nas situações de manuseio e armazenagem.

O grafite é extremamente mole e um excelente lubrificante sólido condutor da eletricidade. O lápis nada mais é do que o grafite inserido num bastão oco de madeira ou de outro material; o cozimento do grafite gera diversas durezas, desde 6b (a mais mole) até 6H (a mais dura); muitos eletrodos são feitos de grafite devido a sua inércia química. O grafite é usado, ainda, em mistura com argila em cadinhos refratários, na fabricação de escovas para dínamos e motores, nas pilhas secas, como lubrificantes de maquinaria pesada, moderador de nêutrons e isolante nos reatores atômicos.

O diamante é o mais duro dos materiais conhecidos e é isolante. O diamante límpido e perfeito lapidado é uma das joias mais valorizadas pelo homem. Possui dureza 10, a mais elevada da escala de Mohs (1 a 10) mas é friável ou quebradiço, podendo ser fraturado com um golpe. Por sua dureza o pó do diamante é usado como abrasivo para polimento, em instrumentos para cortar vidros. A exploração do diamante no Brasil começou na terceira década do século XVIII, na região em torno do Arraial do Tijuco, hoje Diamantina, em Minas Gerais.

Peças feitas de diamante são expressas em termos de quilates. Define-se o quilate como 0,2 g. O significado de “quilate“ para o diamante difere do usado par o ouro.

O carvão natural é usado como agente redutor dos minérios de ferro nos altos- fornos, na queima de cal, tijolos e no aquecimento doméstico. Sobre o carvão a história nos mostra que em 1908 uma expedição britânica à Antártica achou carvão mineral: anos depois foram encontrados ossos fósseis, similares aos animais achados na África e na América do Sul, o que fomentou a ideia de os continentes atuais originaram-se de um bloco continental inicial.

O carbono é componente chave no carvão, no petróleo, no xisto e no gás natural. As combinações com carbono são mais numerosas do que a dos demais elementos juntos. O chamado carvão ativo possui elevada área superficial, usa-se para absorção de impurezas e como suporte de catalisadores.

Simplesmente nossa vida é baseada no carbono; a celulose e o CO2 renovam-se continuamente, e este último toma parte na fotossíntese e é produzido na respiração celular dos organismos aeróbicos (ciclo de Krebs). Por outro lado, compostos como CO (monóxido de carbono) e o COCl2 (fosgênio) são extremamente tóxicos. Já compostos como o benzeno vêm sendo banidos industrialmente devido seu efeitos nocivos (anemia, comprometimento da medula óssea, catarata, leucemia, etc). Em 1961, a IUPCA – Internacional Union of Pure anda Applied Chemistry- adotou o isótopo 12C como referência dos pesos atômicos. O isótopo 14C (meia vida de 5715 anos), resultante do bombardeio de nitrogênio por raios cósmicos, é usado na datação arqueológica.

Categorias:Artigos de Livros

Marcado como:,

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.